Como economizar de forma fácil 3 mil reais até o fim do ano

Começo de ano é uma loucura. É tanta conta pra pagar que as vezes a gente passa apuro. Não é verdade? Mas sabia que você pode se organizar de uma maneira simples para chegar nessa época ano (no ano que vem) sem estar com a corda no pescoço? Sim, é possível economizar até 3 mil reais, sem comprometer o orçamento, e começar 2019 sem aperto.

Ou, para aqueles que já tem as contas equilibradas, quem sabe começar o outro ano realizando um sonho de consumo. Uma viagem por exemplo, trocar de celular ou ajudar alguém que precisa. Cada um pensa aí no que pode fazer com essa grana extra.

Como economizar dinheiro de forma fácil

Primeira dica: comprometa-se com esse planejamento.

Coloque como meta e se organize para conseguir. E você vai ver que é muito simples.

O que fazer para começar o ano com uma grana extra

Já pensou chegar em 2019 com 3 mil reais a mais na conta para fazer o que quiser? E sem comprometer o orçamento de 2018? Pois é, com 3 mil reais a mais dá para viajar, comprar algo novo para a casa, pagar as contas com folga…

E não tem muito segredo para isso não. Para te ajudar nessa missão de economizar dinheiro eu pedi um “help” para um grande amigo, especialista em planejamento, o professor e coach Itamar Ribeiro. Ele é palestrante motivacional, já falou para um público de mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil e me passou um segredinho que é infalível para conseguir essa “grana extra” de maneira fácil. E ainda deu algumas dicas para manter o foco no objetivo e tornar esta tarefa fácil.

A receita é simples: a cada semana, você guarda uma quantidade de dinheiro. E não são quantidades grandes. É fácil, pois se você parar pra pensar, nós gastamos tanto dinheiro com bobagenzinhas, né?

Na primeira semana, você guarda 2 reais. Na segunda semana, 4 reais. Na terceira, 6, e assim por diante. Quando você chegar ao fim do ano, você terá uma boa quantidade de dinheiro para fazer o que quiser. É claro que vai chegar um momento que você vai ter que apertar um pouquinho. Mas como essa economia é gradativa você vai conseguir fazer isso tranquilamente. Veja a tabela:

Como economizar dinheiro de forma fácil

Viu como é fácil?

Veja como manter o foco e economizar os 3 mil no fim do ano

Num bate bola com o professor Itamar Ribeiro ele ainda deu dicas valiosas para organizar-se financeiramente e não “esquecer”‘ de abastecer o “cofrinho”. Confira:

Denize Sperafico – Professor, como manter o foco no objetivo para chegar no fim do ano com R$ 3 mil?

Professor Itamar – Acredito que seja importante ter uma meta, este dinheiro vai servir para fazer o que? Quando se têm um objetivo, meta ou sonho, geralmente firmamos mais compromisso com a economia.

 

DS – Quais atitudes colaboram na economia?

PI – Foco – Disciplina e Organização.

 

DS – É possível guardar dinheiro sem que nada falte ou sem viver uma vida extremamente regrada?

PI – Independentemente do seu ganho, é possível economizar sempre, para isso é importante nunca comprometer toda sua renda. Reservar sempre uma quantia para suas metas, objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo.

 

DS – O que pode atrapalhar o foco no objetivo?

PI – Acredito que o que mais atrapalha a sua conquista é a falta de disciplina. Você tem que começar e não desistir facilmente (ter foco) e livrar-se da tentação de utilizar a poupança para outros fins senão aquele da proposta firmada.

 

DS – É necessário uma reeducação financeira para atingir o objetivo?

PI – Sim, pois dividimos as pessoas em duas classes: os gastadores e os poupadores. E os gastadores sofrem muito por não conseguirem economizar. Outro detalhe é: poupar não é colocar seu dinheiro na “Poupança” que hoje a inflação está “comendo” toda a renda, para isso existe cursos nesta área para ajudar conhecer melhor as diversas maneiras de aplicar seu dinheiro. (Na Internet mesmo é possível conseguir muitas informações).

Segue um link com sugestão de cursos gratuitos on-line sobre Educação Financeira:

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

 

DS – Em caso de pessoas que se encaixam no perfil consumista, quais os conselhos para que haja essa reeducação e para que possa ser atingido o objetivo?

PI – Sempre procurar apoio, pois algumas pessoas com este problema sofrem muito. É essencial abrir o jogo com pais, amigos e com o cônjuje, ou um especialista (Coach Financeiro) onde irá encontrar apoio, direção e dicas para sair da situação e desenvolver atitudes preventivas, evitando assim a repetição dos problemas.

 

DS – É saudável deixar prazeres e lazer de lado para economizar dinheiro?

PI – O grande segredo da vida, ou de um estilo de vida bacana, é o equilíbrio (não esbanjar e não ser mesquinho). Ter uma vida confortável, sem exageros, e entender que vivemos num país onde temos expectava vida longa (de 75 anos) e vamos precisar de DINHEIRO para mais tarde ter uma vida com independência e autonomia.

 

Bom, com essas dicas valiosas do professor Itamar, não há mais desculpa para não economizar dinheiro. E eu te garanto: é fácil, simples, e quando você menos percebe, você tem uma bolada nas suas mãos. Afinal, dinheiro não cai do céu, mas com foco e disciplina, fica mais fácil ter um dinheiro guardado.

Muito obrigada professor Itamar Ribeiro pelas dicas!

Para conhecer nosso entrevistado e conversar com ele curta a página no facebook: Professor Itamar Ribeiro

Professor Itamar Ribeito - educador físico, MBA em gestão de negócios, conferencista, Coach Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, palestrante, auditor, treinador e consultor comportamental e organizacional. Escritor dos livros: Recreação Aquática dos 8 aos 80, e Atender com Excelência para Vender Mais.
Professor Itamar Ribeito – educador físico, MBA em gestão de negócios, conferencista, Coach Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, palestrante, auditor, treinador e consultor comportamental e organizacional. Escritor dos livros: Recreação Aquática dos 8 aos 80, e Atender com Excelência para Vender Mais.

 

Até o próximo post!

Beijos, Dê.

Economizar, Poupança, Reeducação financeira, Coach, Itamar Ribeiro, Denize Sperafico