Mas afinal, o que é feminismo? E porque tanto preconceito sobre o movimento?

Pode ser que muita gente critique o assunto de hoje, faça comentários negativos, mas eu faço um convite a todos, para deixar as convicções de lado e ler este artigo até o fim. O feminismo é muito importante, mais do que você pensa. Vamos conversar sobre isso?

Para começar, ao contrário do que pensam, o feminismo é o total oposto do machismo. Ele é um movimento que nasceu para conquistar direitos e igualdade entre homens e mulheres, em uma época em que as mulheres nem sequer podiam votar. Enquanto o machismo colocou diversos obstáculos para a liberdade de expressão das mulheres ao longo dos séculos, o feminismo defende que homens e mulheres são livres para decidirem o que quiserem, desde que não interfira na vida do outro. 

Porque devemos apoiar o feminismo?

Apoiar o movimento feminista não significa estinguir todos os homens e criar um império feminino. Apoiar o feminismo significa demonstrar respeito ao gênero de mães, esposas, irmãs, namoradas, amigas, chefes, funcionárias, e entender a importância e espaço destas mulheres na sociedade.

Apoiar o feminismo significa defender que homens e mulheres tem direito à salários iguais, em um cenário onde é comprovado por inúmeras pesquisas que homens recebem mais para desempennhar a mesma função que mulheres.

Apoiar o feminismo significa proteger as mulheres do risco de estupro, que você pode não imaginar, mas é recorrente na vida das mulheres.

Apoiar o feminismo não está relacionado à querer destruir famílias, mas dar a liberdade para as mulheres decidirem o que fazer com suas vidas, e não ser submissa a um homem durante toda a sua vida. E respeitar o genero que te deu à luz: o feminino.

feminismo

Mas voltando ao título deste artigo, temos um questionamento:

Porque tanto preconceito em relação ao movimento?

Creio que não se trata de preconceito, mas sim de desconhecimento em relação ao que o feminismo busca e prega, o que geram ideias erradas e que acabam se proliferando através das redes sociais e manchando a imagem de um movimento sério.

Muitas vezes, a imagem do feminismo está ligada a mulheres radicais, que realizam atos radicais para levantar questões que são tabu na sociedade. E isso acontece porque estas atitudes, sejam boas ou não, são necessárias para se levantar o debate sobre estes temas. Infelizmente, o ser humano só presta atenção naquilo que choca, que causa espanto.

Mas ser feminista não significa deixar de se depilar ou de ser vaidosa. Ser feminista significa ter o poder de escolha de usar maquiagem, ou não usar maquiagem. Se depilar, ou não. Em resumo: ter o poder de escolher o que é melhor para sua vida e sua rotina sem ter aquela pressão de agradar o sexo oposto o tempo todo!

E principalmente: ter condições de crescer sem obstáculos para o machismo. E antes que você diga que o movimento é desnecessário, observe os comentários em publicações nas redes sociais sobre o tema. A principal forma de apoiar o movimento, é respeitando.

Espero ter contribuído com o assunto. Se você concorda, ou discorda, ou tem algum posicionamento que contribua com o debate, converse comigo pelas redes sociais: