As principais dúvidas sobre vinhos respondidas por Guilherme Cury

O post de hoje vai para os apaixonados por vinho.

Seja para relaxar em casa ou brindar com pessoas queridas, o vinho é sempre uma boa pedida!

E eu quero te fazer uma pergunta: você conhece todos os tipos de vinho? Sabe a diferença entre eles? Qual vinho harmoniza com cada alimento?

É comum presentear os amigos ou familiares com vinhos, frisantes ou espumantes. Mas aí surgem várias dúvidas envolvendo a bebida, e você fica indeciso sobre qual vinho comprar. Por isso, convidei o meu amigo sommelier Guilherme Cury, da página Eu Amo Vinho e editor de um dos maiores portais de moda masculina do país, modaparahomens.com, para participar desse post e responder as dúvidas mais frequentes sobre vinhos e espumantes. Confira:



Qual a diferença entre o frisante, o espumante e o champagne?

Champanhe

Champanhe é um vinho espumante feito com uvas e fermentado naturalmente. No entanto, somente as bebidas produzidas – ou pelo menos fermentadas – na região francesa de Champagne podem ser chamadas assim. A produção do champanhe também obedece uma regra importante: somente as uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier podem ser utilizadas na fabricação.

 

Espumante

Espumante é o vinho cujo gás carbônico se origina na segunda fermentação natural de um vinho base já fermentado. Isso quer dizer que não há adição artificial de gás no espumante.

 

Frisante

O frisante fermenta somente uma vez e a partir dessa fermentação obtém-se o gás carbônico. Normalmente é um vinho menos gaseificado e sem espuma.



 

E qual vinho combina melhor com cada tipo de jantar?

Existe uma regra básica para não errar na combinação de vinhos e comidas. Só que nada impede você de quebrar isso com vinhos diferentes. Vai do gosto de cada um. Mas a tabela é a seguinte:

Tabela de combinação de vinhos e comidas



Dentre os vários tipo de vinhos, qual combina melhor com um coquetel, ou confraternização, por exemplo?

  • Para coquetel o mais utilizado é o espumante.
  • Para confraternizações, os vinhos mais fáceis de agradar são os roses ou brancos.


 

Qual o tipo de vinho infalível para presentear alguém?

No Brasil, com certeza, um bom Cabernet Sauvignon. É um estilo de vinho que agrada o paladar brasileiro e dificilmente é rejeitado.

E sobre o armazenamento. Existem regras para conservar os vinhos?

Os vinhos de mesa ou jovens podem ser armazenados de pé, sem problema. Isso porque eles devem ser tomados logo.

Já os vinhos de guarda (reserva), devem ser armazenados na horizontal. E de preferencia longe do sol e em um local mais úmido ou menos quente da casa. Se tiver uma adega, melhor ainda.



Os melhores vinhos são sempre os mais caros?

Não. Existem vários vinhos caros que na verdade tem o preço elevado pela idade mas não pelo sabor. Já experimentei vinhos bem antigos, com preços de mais de 5 mil reais, que não me agradaram. Assim como já tomei um belo vinho italiano de R$21 que hoje está na minha lista de preferidos.

Vale lembrar que os vinhos que estão ganhando como os “melhores do ano”, nesses últimos anos, são sempre com um valor menor de R$60.



É errado degustar o vinho gelado?

Não. Existe uma regra geral de temperatura de cada vinho. Mas vou ser sincero, o melhor vinho é o que está do jeito que você gosta.

É lógico que um vinho muito gelado não vai entregar todo o sabor e aroma que o vinho em questão tem na sua essência. Mas se você gosta assim, é o melhor para você.



Qual a melhor temperatura para degustar cada tipo de vinho?

Tabela de temperatura para cada tipo de vinho



 

Como ler o rótulo do vinho?

O rótulo do vinho explica tudo que você precisa saber sobre o vinho. Basicamente o que eu sempre recomendo é ver a ORIGEM, o TIPO DE UVA ou CORTE (quando tem um mix de uvas) e o ANO. E também se diz RESERVA ou GRAN RESERVA.

Lógico que com o tempo você começa a se interessar mais pela história dos vinhos e lê tudo (alguns vinhos tem pequenas histórias no rótulo de trás). Mas basicamente o importante é saber o que citei anteriormente.

#Dica: Vale a pena ter o aplicativo VIVINO no smartphone. Ele consegue, só pela captura do rótulo, te fornecer tudo sobre o vinho escaneado.



 

Depois dessas dicas ficou fácil escolher um bom vinho, né?

Obrigada Guilherme Cury!

Cheers!

Sommelier Guilherme Cury: Dúvidas sobre vinhos - Denize Sperafico
Gui Cury: Cheers!

Curta a página Eu Amo Vinho e se apaixone você também por esta bebida milenar <3

Para você que é apaixonado por vinhos, há um lugar para encontrar uma infinidade de rótulos. Na Adega Cell Shop você encontra vinhos de muita qualidade, de safras variadas, além de espumantes, frisantes, destilados e cervejas artesanais. São ótimas opções para presentear quem você gosta, ou desfrutar de uma bebida requintada!

A Adega Cell Shop fica no Shopping Ibiza, em Ciudad Del este, no Paraguay.

Espero que tenham gostado do post! Deixe sua duvida, sugestão, ou comentário nas minhas redes sociais:

Espero que tenham gostado do post de hoje <3

Até o próximo

Beijos, Dê.

Sommelier Guilherme Cury, Vinhos, Espumantes, Frisantes, Presente de fim de ano, Dicas Gourmet, Adega do Lago, Toledo PR, Denize Sperafico