Conheça os alimentos que auxiliam na recuperação após uma cirurgia

Alimentos como carnes magras, peixes, vitamina C e beber bastante água são super importantes para um procedimento sem complicações e resultados satisfatórios!

Uma alimentação balanceada sempre faz bem ao corpo. Na hora de realizar uma cirurgia, isso se torna ainda mais importante. Um cardápio equilibrado fornece as ferramentas necessárias para a manutenção do sistema imunológico, deixando o corpo pronto para os métodos evasivos e um pós-operatório sem complicações e com melhores resultados.

alimentos pós operatório

De acordo com o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tiago André Ribeiro, a paciente deve mudar seus hábitos alimentares ao iniciar o pré-operatório. Fast-foods, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas e frituras também estão fora de cogitação para quem vai passar por um procedimento cirúrgico.

alimentos pós operatório
aliás, é bom ficar longe não só no pós operatório, mas na vida né?

“Alimentos que contenham níveis significativos de gordura saturada, açúcar refinado e industrializados devem ser evitados nesta fase. Eles interferem na cicatrização e no sistema imunológico da paciente”, alerta o cirurgião plástico.

alimentos pós operatório

O recomendado é ingerir carnes magras e peixes, que colaboram na produção de colágeno e auxilia na recuperação e cicatrização dos tecidos. Ainda assim, devem ser consumidas de forma equilibrada, tanto no pré-operatório quanto após.

alimentos pós operatório

Alimentos ricos em Ômega 3 e óleos vegetais também podem ser incluídos na dieta. Alimentos ricos em ferro também auxiliam na prevenção de anemia e cicatrização. A Vitamina C também é um forte aliado para o bem estar da paciente. “Eles diminuem a chance de qualquer reação inflamatória que o organismo possa ter. Limão, acerola, laranja, vegetais verde-escuro em geral aumentam a imunidade, a absorção de ferro e a formação de colágeno no organismo”, explica doutor Tiago.

Fibras

As fibras auxiliam na diminuição da constipação intestinal no pós-operatório, além de ajudarem na circulação sanguínea.

Iogurte e leite

Consumir iogurte e leite equilibra a flora intestinal que facilitam a digestão e a absorção de nutrientes.

Líquidos

Manter o corpo hidratado ajuda bastante a eliminar o inchaço do procedimento cirúrgico. Beber três litros de água por dia é algo primordial. O consumo de suco de frutas naturais e água de coco, um isotônico natural, ajudam o corpo a reter a água e o sódio no organismo.  “Ao seguir este cardápio, seu organismo vai estar protegido contra infecções e ajudar na recuperação pós-cirúrgica”, finaliza Tiago Ribeiro.

Fonte: Casa de Notícias

Acompanhe o conteúdo do site pelas redes sociais:

 alimentos, cirurgia, pós operatório, alimentação saudável