Será que todo carboidrato é inimigo da dieta?

Eu não sei vocês, mas quando eu fico pilhada na dieta eu saio cortando tudo, aquele desespero básico hahahaha

Mas isso não é, digamos, a maneira mais correta de se fazer dieta. E pesquisando eu descobri que estava agindo errada apenas por conta de um mito: carboidrato é inimigo da dieta. Será que é mesmo?

Carboidrato inimigo da dieta?

A resposta é: em partes. Nem todo carboidrato deve ser cortado da sua vida fitness para que seu corpo não sofra com a falta deste alimento que ele precisa, e muito, para funcionar.

Como assim Dê?

Se você tem uma rotina louca e acelerada como eu, provavelmente você gasta muita energia. E mesmo que você fique dentro de um escritório resolvendo problemas o dia todo, por exemplo, exige um grande esforço do seu cérebro, que acaba consumindo muita energia também, o que nos dá uma vontade louca de comer doces e carboidratos.

E de onde vem essa energia? Da glicose, processada pelo nosso corpo para fornecer energia para as células através da corrente sanguínea. E o carboidrato é responsável por fornecer esta energia. Ele não é a unica fonte de glicose, mas fornece este alimento para o cérebro e corpo de maneira mais rápida.

O grande segredo para fazer uma dieta sem surtar com vontade de comer carboidratos é saber quais você pode comer que irão te ajudar e quais você deve abolir.

E quais são os ideais?

Existem diversas formas de consumir alimentos com carboidratos sem ferrar a dieta. A aveia, por exemplo, pertence ao grupo de carboidratos complexos, que demoram mais para serem digeridos e proporcionam maior saciedade, ou seja: você demora mais para sentir fome.

Aveia: carboidratos bons para a dieta

A quinoa é outra ótima fonte de carboidratos bons e proteína, um bom substituto da carne. Abóbora, bata doce e mandioca também são alimentos com carboidratos limpos e que te dão maior saciedade e ajudam a ter energia no corpo por mais tempo.

Batata doce: carboidratos bons para a dieta

E quais eu devo evitar?

Carboidratos que provém de cereais, como trigo, soja, ou milho, devem ser evitados. Estes você pode cortar e substituir por carboidratos bons, como os que eu já mencionei. Ou seja: pães de todas as formas, macarrão, bolachas, bolos e qualquer alimento feito com farinha.

carboidratos ruins para a dieta

Eu sei, é difícil né, porque temos uma predisposição a comer essas delícias que aprendemos a comer lá na nossa infância e nos remete aos bons tempos. É quase como uma relação de amor. Mas aprender a comer também é um ato de amor, por mais difícil que seja no início. Mas é um ato de amor com você.

Espero que esta dica te ajude a começar a semana comendo bem e da maneira certa!

Você tem alguma dica de dieta?

Comente nas minhas redes sociais:

carboidrato, glicose, dieta, treino, emagrecer, batata doce, quinoa, cereais, aveia