Traição virtual: como a internet afeta relacionamentos e o que fazer para evitá-la

Por Néri Mariussi

O que não se pode negar é que o mundo virtual gera muita emoção, expectativa, curiosidade. Fazendo com que a imaginação e as fantasias se elevam, e fazem a pessoa ter vontade de repetir o contato, pois é muito reforçador.

Muitos se rendem ao virtual para satisfazerem os desejos mais picantes e que muitas vezes não é correspondido, ou por vergonha de falar ao parceiro(a).

Não necessariamente seu relacionamento esteja mal, mas a perfeição do virtual é muito atrativa… E nas comparações é claro que o real perde, pois tudo no virtual se encaixa mais, parece ser a “alma gêmea”, tudo flui fácil, o outro te entende melhor, corresponde ao que sempre desejou ter. Ah, como é bom!

Traição virtual

Mas te pergunto: Se trazermos essa pessoa para conviver com você, será que continuaria assim? Como seria? Continuariam com toda essa sintonia e tesão sexual? Você conseguiria continuar sendo o que mostrou virtualmente? E mais, será que o que foi dito era tudo verdade, tanto sobre você, como sobre a outra pessoa? A chance de ser uma história criada simplesmente para atrair é muito grande, ou pelo menos parte dela.

A vida diária nos mostra muita diferença da vida virtual. E é muito provável que esta não se mantenha, pois na ficção tudo é perfeito, já na realidade não.

Tudo o que é bom queremos mais, porém a cautela é importante. O pé na realidade torna-se necessário.

Leia mais: Existe romance perfeito?

traição virtual

No virtual mostro só o que quero, com hora marcada e os comportamentos podem ser manipulados. Já na vida real por mais que negamos o contato frequente, o olho no olho não nega. Tudo é mais verdadeiro, transparente.

Se esses contatos fossem normais não seriam feitos escondidos, não haveria senha para proteger, nem conteúdos deletados.

A internet facilita, mas não é a única via de ocorrer a traição. Por isso, dê uma olhada para o seu relacionamento. Como está seu contato com o parceiro(a)? O diálogo, a atenção, o carinho, o companheirismos, a vida sexual existem? É satisfatório? É o momento de olhar, pensar e dar uma resposta para si mesmo.

Quem está se envolvendo acha que não está fazendo nada de errado, que é só para se divertir, um passa tempo. Mas quando descoberto o outro se sente traído do mesmo jeito, a dor é muito grande.

traição virtual

Cada pessoa tem um conceito do que é traição, e no casal isso deve estar claro, para que seja respeitado. Precisamos lembrar que o limite é o próprio casal que deve estabelecer. Surge a necessidade de conversarem, entrarem num acordo do que é permitido nas redes sociais.

No relacionamento, tudo deve ser combinado e recombinado, quantas vezes necessárias. E, independente da forma utilizada que ocorrer a infidelidade, já é motivo para o casal buscar a psicoterapia, pois essa relação fica mobilizada.

Quando duas pessoas compartilham vidas, o respeito é fundamental para que essa relação se sustente. Como se sentiria se descobrisse que a pessoa que você ama está lhe traindo? Respeite para ser respeitado. E assim a traição não terá espaço.

Relacionar-se virtualmente é viver na maioria das vezes um sentimento, um mundo idealizado, tudo lindo, maravilhoso, mas que nem sempre é verdadeiro.

Resolva-se internamente. Decida o que quer, o que busca para si. Se estiver num relacionamento, pense: “O que não quero para mim, não faço para o outro!

relacionamento

traição, infidelidade, sexo virtual, casal, relacionamento